home

O que são resistores e como funcionam?

Os resistores são componentes que tem como principal função limitar a corrente no circuito e em contrapartida, também absorvem as tensões excedentes no circuito que ele está conectado desde que seja obedecido seu valor de potência máxima, você entenderá cada frase desse texto na prática.

Limitador de Corrente

A maioria dos componentes presentes num circuito elétrico ou eletrônico, tais como: diodos, transistores, led’s etc. Não possuem a capacidade de conter somente a corrente necessária para seu funcionamento quando estão sob tensões de trabalho diferentes das suportadas, eles possuem um valor limite de corrente de trabalho, porém se conectados a uma fonte de alimentação com tensão superior a típica de funcionamento eles puxarão uma corrente muito superior a máxima suportada, esse excesso de corrente fará ultrapassará o limite de potência máxima do componente que vai danificá-lo.
Nesse ponto entram os resistores que possuem a capacidade de limitar a corrente num circuito, e ainda absorve o excesso de tensão da fonte, para entender melhor a respeito desse excesso observe o circuito abaixo:

Imagem: Tinkercad.com

No circuito acima, desejasse ligar um led e pelos dados do fabricante esse led possui uma corrente de 20mA e tensão de 2V. Porém tenho uma fonte de 7V que caso ligue o led diretamente nessa fonte ele vai ser danificado permanente, pois 7V é muito maior que 2V, logo preciso remover desse circuito os 5 volts excedentes, nesse ponto utilizamos os resistores que além de limitar a corrente absorvem o excesso de tensão, simples assim.
Agora para fazer da forma correta temos duas leis a serem utilizadas lei de ohm e a lei da potência que existem diversas variantes, porém vamos utilizar apenas duas formas.

Vamos resolver o circuito acima utilizando as fórmulas citadas:
Dados do Led
I = 20mA ou 0,02A
U = 2V

Com esses valores é só comprar um resistor de 250Ω (ohms) com valor de 100mW. Porém, no comércio de componentes você só vai encontrar valores padrões de resistência e potência para os resistores, a seguir temos uma tabela com alguns valores comerciais de resistências dos resistores:

Se você observar essa tabela perceberá que não temos resistores de 250Ω, somente temos a opção de 220Ω ou 270Ω neste caso você pode tomar a decisão de comprar o de 270Ω (opte sempre pelo de maior valor para mante a segurança do circuito) ou utilizar dois ligados em série um de 100Ω e outro de 150Ω que juntos se somam e formam 250Ω.

Todos os resistores utilizados até aqui possuem faixas coloridas em seu corpo, essas faixas representam o seu valor numérico de resistência em formato de cores o que você pode facilmente utilizar tabelas que decodificam essas cores em números, sites online ou um multímetro, também podem fazer a leitura do valor de resistência do resistor sem precisar do código de cores.
Vamos ao exemplo da tabela:

Temos duas situações, resistores com 4 cores e resistores com 5 cores no seu corpo. Observando a situação acima vemos que a primeira e segunda cor, para o resistor de 4 cores, correspondem ao número do dígito e a terceira cor ao multiplicador ou número de zeros que devem ser acrescentados.
Para os de 5 faixas a primeira, segunda e terneira representam o dígito e a quarta ao multiplicador ou números de zeros, conforme vista na tabela de código de cores.
Para todos os dois casos o último dígito é a tolerância, ou seja, o quanto ele pode variar para cima e para baixo em percentuais (%).
Utilizando multímetro é colocar na escala de resistência e ir mudando o curso do multímetro até chegar numa escala que consiga efetuar alguma leitura no multímetro.

Para os casos de utilização de sites online temos essa opção como sugestão:

https://br.mouser.com/technical-resources/conversion-calculators/resistor-color-code-calculator

Aqui você escolhe de quantas faixas são o resistor e informa as cores das faixas que a calculadora online nos informará o valor da resistência dele.

A cor do corpo do resistor geralmente não tem um significado importante. Às vezes, representa o coeficiente de temperatura do resistor, mas isso raramente é de grande importância na maioria dos trabalhos de hobby. No entanto, uma nota de cautela: existem duas cores de corpo de resistor das quais você deve estar ciente se você começar a mexer dentro de equipamentos eletrônicos de consumo. As cores branco e azul são usadas para marcar resistores não inflamáveis e resistores fusíveis. Se você encontrar esse tipo de resistor em um circuito, não o substitua por um resistor normal. Fazer isso pode causar um risco de incêndio se algo der errado no circuito. Resistores não inflamáveis e resistores fusíveis são projetados para não pegarem fogo quando superaquecem. Quando os resistores fusíveis superaquecem, eles cortam a corrente como um fusível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *